1. O que é a acne?
  2. O que causa a acne?
  3. Chocolate causa espinha?
  4. No período antes da menstruação é normal aparecer espinhas?
  5. Sempre pioram as espinhas antes das provas no colégio. Existe alguma relação
  6. Usar limão ajuda a secar a espinha?
  7. Por que não se deve espremer a espinha?
  8. Como tratar a acne?
»»O que é a acne?
A acne é uma doença inflamatória da glândula sebácea e do folículo do pêlo. O aumento da produção de sebo pela glândula sebácea acaba obstruindo seu canal de saída de secreção, então forma-se o cravo ( pode ser um ponto branco ou enegrecido). O local onde aparece o cravo pode ser contaminado por bactérias, ocorrerá inflamação do local e aparece a espinha. O processo pode agravar e termos aparecimento de nódulos e cistos que produzem pus e sangramento.

»»O que causa a acne?
A predisposição genética é importante ( a pessoa já nasce com tendência a ter o problema). A influência hormonal após a puberdade normalmente desencadeia o processo. Uso de alguns tipos de medicamentos (como a cortisona), cremes e cosméticos inadequados para a pele do paciente podem agravar ou estimular o processo.

»»Chocolate causa espinha?
Não. Não há estudo científico que comprove que chocolate cause acne.

»»No período antes da menstruação é normal aparecer espinhas?
As variações hormonais que ocorrem no período pré menstrual estimulam a glândula sebácea. O aumento da secreção sebácea favorece o aparecimento da acne.

»»Sempre pioram as espinhas antes das provas no colégio. Existe alguma relação?
Sim . O estresse influencia na fisiologia do organismo. Períodos de estresse, nervosismo ou ansiedade podem piora a acne.

»»Usar limão ajuda a secar a espinha?
Não. Não se deve aplicar limão, nem outras plantas na pele. Porque elas podem levar a graves queimaduras principalmente se ocorrer exposição solar.

»»Por que não se deve espremer a espinha?
Manipular as lesões pode piorar o processo inflamatório, aumentar a flora bacteriana, favorecer o aparecimento de cicatrizes e manchas na pele.

»»Como tratar a acne?
Temos vários graus de acne que estão relacionados à gravidade do caso. Por isso o tratamento correto deve ser escolhido após detalhada avaliação do quadro. O tratamento sempre exigirá paciência e disciplina. Pode ser feito em casa, com sabonetes para limpeza, loções ou géis tópicos (de uso local) para uso diário, nos casos mais leves. Às vezes é necessário uso de remédios sistêmicos (comprimidos) como antibióticos e/ou derivados da vitamina A ( isotretinoína). Também podemos indicar limpeza de pele ou esfoliações químicas ("peeling") para complementar o tratamento.

»»Celulite
»»Sua pele e o verão
»»Pele Oleosa
»»Limpeza de Pele

»»Micoses no verão
»»Dicas para o frio
»»A Pele e o Tempo
»»Estresse e Pele

»»Queda de cabelos.

»»Dúvidas mais comuns?
»»Acne: que fazer?

»»Hanseníase

»»Conheça nossa consultora médica.
Todos os direitos reservados©.